O Geocloud é hospedado na nuvem da internet, dispensando a necessidade de investimentos de servidores computacionais, infraestrutura de disponibilização de dados para a internet e mão de obra especializada em tecnologia da informação. Basta adquirir e começar a usar. Essa tecnologia de serviço em nuvem, permite aos colaboradores que se encontram em lugares, cidades ou até países diferentes acessem, por meio da internet, somente com o login e a senha do Geocloud (fornecida pelo usuário administrador do cliente).Ao acessar, o colaborador da equipe poderá: fazer mapas, cadastrar dados, consultar informações, imprimir mapas, coletar dados de campo, tudo de forma simultânea com os outros membros do projeto. Ou seja, vários usuários em locais distintos, tendo apenas acesso a internet, alimentam a mesma base de dados e consultam informações ao mesmo tempo.
O Geocloud possui um sistema completo para administrar os usuários e a segurança da informação. Através dessa ferramenta, o usuário administrador poderá criar usuários operadores com permissões restritas as suas atividades ou conforme a função exercida no projeto e na organização. O administrador poderá criar ainda entrada de dados, cenários (mapas que apresentam somente determinadas informações), publicar mapas na internet e acompanhar o uso do sistema.
Os atuais softwares de geoprocessamento exigem especialistas da área para utilizá-los. O Geocloud trás uma proposta diferente, em que, além dos profissionais de geoprocessamento, profissionais de outras áreas também possam utilizá-lo. Por exemplo, em uma concessionária de água e esgoto, a equipe do laboratório de geoprocessamento cadastra as unidades consumidoras, a rede de tubulação e os pontos em obra. Porém, com o Geocloud, além do laboratório, a equipe de obras poderá cadastrar a obra em que está trabalhando, inclusive passando a situação da mesma in loco através de smartphone e tablet. As equipes de atendimento ao público poderão acessar o Geocloud e verificar o local em que está ocorrendo algum problema, e informar de imediato ao cidadão o porquê que sua residência está sem água. E esse mesmo atendente poderá cadastrar/inserir no Geocloud informações de falta d’agua naquela residência por causa da obra. Além disso, podem-se disponibilizar na internet, os locais em que esta ocorrendo às obras para que o cidadão possa acessar e ter conhecimento. Por fim, a equipe administrava poderá enviar ao Geocloud os arquivos com as planilhas de custo da operação. Com o Geocloud, além do laboratório de Geoprocessamento, a equipe de obras, os atendentes e a parte administrativa poderão consultar e alimentar o sistema. E por fim, disponibilizar os dados aos cidadãos. Tudo de forma simples, fácil e imediata.